quarta-feira, 13 de junho de 2012

A PERFORMANCE DO PROFESSOR FRENTE ÀS TIC
É notória a presença cada vez maior da Tecnologia da Informação e Comunicação nas salas de aula. Nas escolas particulares é quase que regra, e nas escolas públicas passa a ser uma preocupação mais constante dos gestores.

Independente das posturas utilizadas, nesta nova propositura, é inevitável à alteração profunda na visão do ensino e nas suas práticas, a inserção das TIC obriga o professor a buscar permanente atualização, torna-se necessário que o mesmo adquira novos conhecimentos e competências, principalmente para não se tornar um mero operador de máquinas.
É importante encarar a TIC no âmbito das práticas pedagógicas inovadoras e integrá-las nas disciplinas. A  tríade TÉCNICA + INSTRUMENTAÇÃO + COMPETÊNCIA favorecerá uma melhor dinâmica das ações de ensino, além de abrir um leque de perspectivas na condução do ensino, onde podemos citar:
a)      Organizar a comunicação
b)      Introduzir novos temas
c)       Trabalhar de forma presencial e virtual
d)      Maior tempo para o aluno
e)      Facilitar a construção do conhecimento
f)       Novas formas de avaliação



Nenhum comentário:

Postar um comentário