Achei muito interessante a abordagem deste artigo, a autora trabalha a TIC na educação de tal forma que nos obriga, como educadores, a pensar de como utilizá-la como instrumento de auxílio da prática pedagógica, cabe frisar isto, a questão pedagógica continua sendo o elemento principal no processo educativo.
Como podemos verificar no nosso dia-a-dia, a TIC é uma realidade, e sob esse prisma, discordo de cabe discussão a respeito de sua entrada ou não na escola. Hoje, até nas ações mais simples do cotidiano, a tecnologia está presente: transporte urbano, televisão, banco, pagamentos,..., ou seja, precisamos ser treinados para sua utilização, mais acima de tudo educado para o seu melhor desempenho. Naturalmente, que não podemos por “goela abaixo” a utilização do processo, tendo em vista, a diversidade dos atores envolvidos, mas cabe ao educador, e aqui cabe ressaltar o termo educador, pois entendo que este, imbuído do espírito de facilitador no processo de desenvolvimento do indivíduo, do seu progresso, tenha o bom senso necessário para dosar a implantação e utilização do sistema.
No artigo, observamos que a Quartiero dirige sua preocupação para o professor, no que diz respeito a sua capacitação técnica e instrumental: foco no processo pedagógico, relações em sala de aula, metodologia e outras. Neste aspecto, entendo que o aluno deve assumir valor preponderante nesse sistema, pois este, juntamente com o professor, são os dois pilares básicos no processo da utilização da TIC nas escolas. Dependendo da maneira como o aluno seja considerado nesta engrenagem, cabe o sucesso dos objetivos a serem alcançados na ação do ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário